RELATOS DE EXPERIÊNCIAS 14 DE OUTUBRO DE 2011 – EDIFÍCIO IC-IV – CE |
SESSÃO 1 – PROCESSOS FORMATIVOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS |
Coordenador(a): Rogério Drago (PPGE/UFES)
Local: Sala 04 IC-IV
Ciclo inicial de aprendizagem: estudos, atualização, aprofundamento e acompanhamento Ana Maria Louzada (GFDE/SEME/Prefeitura Municipal de Vitória) Daciene Silva Souza (GFDE/SEME/Prefeitura Municipal de Vitória) Fátima Luzia Cezana (GFDE/SEME/Prefeitura Municipal de Vitória) Guida Mesquita (GFDE/SEME/Prefeitura Municipal de Vitória) Milena do Nascimento Medeiros (GFDE/SEME/Prefeitura Municipal de Vitória) Paula da Silva Lopes (GFDE/SEME/Prefeitura Municipal de Vitória) Terezinha da Penha de Jesus Manola (GFDE/SEME/Prefeitura Municipal de Vitória) |
Projeto alfabetização, leitura e escrita: formação e intervenção Maria das Graças Eugênia de Vitória (SEME/Prefeitura Municipal de Vitória) |
Livros sem textos & produções textuais: possibilidades pedagógicas de ação em sala de aula Sabrina Garcez (SMED/Prefeitura Municipal de Porto Alegre) |
SESSÃO 2 – PROCESSOS FORMATIVOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS |
Coordenador(a): Maria Amélia Dalvi Salgueiro (DLCE/CE/UFES)
Local: Sala 06 IC-IV
Desafios no fazer acontecer do Proletramento 2011 na rede municipal de Porto Alegre Sabrina Garcez (SMED/Prefeitura Municipal de Porto Alegre) Crystina Di Santo D’Andrea (SMED/Prefeitura Municipal de Porto Alegre) Kátia Silveira Pontes (SMED/Prefeitura Municipal de Porto Alegre) Vera Adriane Konrad (SMED/Prefeitura Municipal de Porto Alegre) Márcia Eliane Terra Soares (SMED/Prefeitura Municipal de Porto Alegre) |
Reflexão e responsividade na formação de professores alfabetizadores: uma experiência no I Fórum de Alfabetização Kenia dos Santos Francelino (UFES/Prefeitura Municipal de Guarapari/ES) Lillyann Márcia Bruno (PPGE/UFES/Prefeitura Municipal de Guarapari/ES) |
Letrar e encantar Mariliuce Kurz Vieira (SMED/Prefeitura Municipal de Pelotas/RS) Jussara Pereira Cordeiro (SMED/Prefeitura Municipal de Pelotas/RS) Sibele Mirapalhete Lopes (SMED/Prefeitura Municipal de Pelotas/RS) Vera Savedra (SMED/Prefeitura Municipal de Pelotas/RS) |
SESSÃO 3 – APRENDENDO A LER E A ESCREVER |
Coordenador(a): Dulcinéa Campos (PPGE/UFES)
Local: Sala 07 IC-IV
Crianças de 6 anos aprendendo a ler e escrever Maria Zoleide Back (Prefeitura Municipal de Forquilhinha/SC) Rosanea da Silva Cavaler (Prefeitura Municipal de Forquilhinha/SC) |
As parlendas como objeto de intervenção no desenvolvimento oral e da leitura: uma proposta com alfabetizadores Edeil Reis do Espírito Santo (UEFS) |
SESSÃO 4 – TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO |
Coordenador(a): Marluza de Moura Balarini (SEDU)
Local: Sala 18 IC-IV
Utilização de rótulos e embalagens na compreensão do sistema alfabético de escrita e na construção do pensamento estatístico e algébrico sob a mediação da informática com educandos da Eja diurno e noturno/ES Renata Matos Martins Batista Alves Simões (SEME/Prefeitura Municipal de Vitória) |
O rádio na escola como instrumento da cidadania Michele Elaide Freitas da Cunha (SEME/Prefeitura Municipal de Vitória) |
Leitura e teatro de fantoche: uma combinação prazeroza Célia Fátima Campos Santos (AUFES – Faculdade de Educação de Vitória) Sandra Regina do Amaral (AUFES – Faculdade de Educação de Vitória) |
Dengue: uma experiência de trabalho com textos Fabricia Pereira de Oliveira Dias (PPGE/UFES) |
SESSÃO 5 – DIVERSIDADE, INCLUSÃO E LINGUAGENS |
Coordenador(a): Ednalva Gutierrez Rodrigues (DLCE/CE/UFES)
Local: Sala 25 IC-IV
Libras e o ensino do português com segunda língua – L2: desvelando possibilidades de saída do isolamento social por meio do letramento Cleunice Rodrigues Cardoso (SEMED/Prefeitura Municipal de Vila Velha/ES) |
A alfabetização de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem por meio de jogos Andressa Wiebusch (UFSM) |
Práticas bilíngues em um Centro Municipal de Educação Infantil Ednalva Gutierrez Rodrigues (PPGE/UFES) Maria da Penha dos Santos de Assunção (PPGE/UFES) |
Surdez: o desafio socioeducacional em seu percurso histórico Rosiane Sudré Campos (SEDU/ES) |
SESSÃO 6 – PRÁTICAS ALFABETIZADORAS |
Coordenador(a): Dania Monteiro Vieira Costa (PPGE/UFES)
Local: Auditório do IC-IV
A leitura e sua dimensão cultural Crystina Di Santo D’Andréa (UFSM/SMED/Prefeitura Municipal de Porto Alegre) |
Alfabetização e o letramento de crianças de seis anos: a importância do lúdico na práxis Kátia Silveira Pontes (SMED/Prefeitura Municipal de Porto Alegre) Crystina Di Santo D’Andréa (SMED/Prefeitura Municipal de Porto Alegre) Sabrina Garcez (SMED/Prefeitura Municipal de Porto Alegre) Vera Adriane Konrad (SMED/Prefeitura Municipal de Porto Alegre) Márcia Eliane Terra Soares (SMED/Prefeitura Municipal de Porto Alegre) |
O sítio do Pica-Pau Amarela é aqui... Márcia Leal Oliveira (SEME/Prefeitura Municipal de Vitória) Regiane Aparecida da Silva Araújo Lúcio (SEME/Prefeitura Municipal de Vitória) Solanje Aparecida dos Reis Cardoso (SEME/Prefeitura Municipal de Vitória) |
Trabalho pibidiano: uma construção oportunizadora de ações reflexivas dentro do contexto multiseriado Nathana Fernandes (UFSM) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário