quinta-feira, 1 de setembro de 2011

CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÃO DOS RELATOS


RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
14 DE OUTUBRO DE 2011 – EDIFÍCIO IC-IV – CE

SESSÃO 1 – PROCESSOS FORMATIVOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Coordenador(a): Rogério Drago (PPGE/UFES)
Local: Sala 04 IC-IV
Ciclo inicial de aprendizagem: estudos, atualização, aprofundamento e acompanhamento
Ana Maria Louzada (GFDE/SEME/Prefeitura Municipal de Vitória)
Daciene Silva Souza (GFDE/SEME/Prefeitura Municipal de Vitória)
Fátima Luzia Cezana (GFDE/SEME/Prefeitura Municipal de Vitória)
Guida Mesquita (GFDE/SEME/Prefeitura Municipal de Vitória)
Milena do Nascimento Medeiros (GFDE/SEME/Prefeitura Municipal de Vitória)
Paula da Silva Lopes (GFDE/SEME/Prefeitura Municipal de Vitória)
Terezinha da Penha de Jesus Manola (GFDE/SEME/Prefeitura Municipal de Vitória)
Projeto alfabetização, leitura e escrita: formação e intervenção
Maria das Graças Eugênia de Vitória (SEME/Prefeitura Municipal de Vitória)
Livros sem textos & produções textuais: possibilidades pedagógicas de ação em sala de aula
Sabrina Garcez (SMED/Prefeitura Municipal de Porto Alegre)



SESSÃO 2 – PROCESSOS FORMATIVOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Coordenador(a): Maria Amélia Dalvi Salgueiro (DLCE/CE/UFES)
Local: Sala 06 IC-IV
Desafios no fazer acontecer do Proletramento 2011 na rede municipal de Porto Alegre
Sabrina Garcez (SMED/Prefeitura Municipal de Porto Alegre)
Crystina Di Santo D’Andrea (SMED/Prefeitura Municipal de Porto Alegre)
Kátia Silveira Pontes (SMED/Prefeitura Municipal de Porto Alegre)
Vera Adriane Konrad (SMED/Prefeitura Municipal de Porto Alegre)
Márcia Eliane Terra Soares (SMED/Prefeitura Municipal de Porto Alegre)
Reflexão e responsividade na formação de professores alfabetizadores: uma experiência no I Fórum de Alfabetização
Kenia dos Santos Francelino (UFES/Prefeitura Municipal de Guarapari/ES)
Lillyann Márcia Bruno (PPGE/UFES/Prefeitura Municipal de Guarapari/ES)
Letrar e encantar
Mariliuce Kurz Vieira (SMED/Prefeitura Municipal de Pelotas/RS)
Jussara Pereira Cordeiro (SMED/Prefeitura Municipal de Pelotas/RS)
Sibele Mirapalhete Lopes (SMED/Prefeitura Municipal de Pelotas/RS)
Vera Savedra (SMED/Prefeitura Municipal de Pelotas/RS)

SESSÃO 3 – APRENDENDO A LER E A ESCREVER

Coordenador(a): Dulcinéa Campos (PPGE/UFES)
Local: Sala 07 IC-IV
Crianças de 6 anos aprendendo a ler e escrever
Maria Zoleide Back (Prefeitura Municipal de Forquilhinha/SC)
Rosanea da Silva Cavaler (Prefeitura Municipal de Forquilhinha/SC)
As parlendas como objeto de intervenção no desenvolvimento oral e da leitura: uma proposta com alfabetizadores
Edeil Reis do Espírito Santo (UEFS)

SESSÃO 4 – TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO

Coordenador(a): Marluza de Moura Balarini (SEDU)
Local: Sala 18 IC-IV
Utilização de rótulos e embalagens na compreensão do sistema alfabético de escrita e na construção do pensamento  estatístico e algébrico sob a mediação da informática com educandos da Eja diurno e noturno/ES
Renata Matos Martins Batista Alves Simões (SEME/Prefeitura Municipal de Vitória)
O rádio na escola como instrumento da cidadania
Michele Elaide Freitas da Cunha (SEME/Prefeitura Municipal de Vitória)
Leitura e teatro de fantoche: uma combinação prazeroza
Célia Fátima Campos Santos (AUFES – Faculdade de Educação de Vitória)
Sandra Regina do Amaral (AUFES – Faculdade de Educação de Vitória)
Dengue: uma experiência de trabalho com textos
Fabricia Pereira de Oliveira Dias (PPGE/UFES)

SESSÃO 5 – DIVERSIDADE, INCLUSÃO E LINGUAGENS

Coordenador(a): Ednalva Gutierrez Rodrigues (DLCE/CE/UFES)
Local: Sala 25 IC-IV
Libras e o ensino do português com segunda língua – L2: desvelando possibilidades de saída do isolamento social por meio do letramento
Cleunice Rodrigues Cardoso (SEMED/Prefeitura Municipal de Vila Velha/ES)
A alfabetização de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem por meio de jogos
Andressa Wiebusch (UFSM)
Práticas bilíngues em um Centro Municipal de Educação Infantil
Ednalva Gutierrez Rodrigues (PPGE/UFES)
Maria da Penha dos Santos de Assunção (PPGE/UFES)
Surdez: o desafio socioeducacional em seu percurso histórico
Rosiane Sudré Campos (SEDU/ES)

SESSÃO 6 – PRÁTICAS ALFABETIZADORAS

Coordenador(a): Dania Monteiro Vieira Costa (PPGE/UFES)
Local: Auditório do IC-IV
A leitura e sua dimensão cultural
Crystina Di Santo D’Andréa (UFSM/SMED/Prefeitura Municipal de Porto Alegre)
Alfabetização e o letramento de crianças de seis anos: a importância do lúdico na práxis
Kátia Silveira Pontes (SMED/Prefeitura Municipal de Porto Alegre)
Crystina Di Santo D’Andréa (SMED/Prefeitura Municipal de Porto Alegre)
Sabrina Garcez (SMED/Prefeitura Municipal de Porto Alegre)
Vera Adriane Konrad (SMED/Prefeitura Municipal de Porto Alegre)
Márcia Eliane Terra Soares (SMED/Prefeitura Municipal de Porto Alegre)
O sítio do Pica-Pau Amarela é aqui...
Márcia Leal Oliveira (SEME/Prefeitura Municipal de Vitória)
Regiane Aparecida da Silva Araújo Lúcio (SEME/Prefeitura Municipal de Vitória)
Solanje Aparecida dos Reis Cardoso (SEME/Prefeitura Municipal de Vitória)
Trabalho pibidiano: uma construção oportunizadora de ações reflexivas dentro do contexto multiseriado
Nathana Fernandes (UFSM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário