Informa Ufes


Imagem: Lateral da Pró-Reitoria de Graduação




A Universidade Federal do Espírito Santo possui uma área construída de 225.918 m². Em seus campi, circulam cerca de 15 mil estudantes de graduação, 1.200 professores e 2.200 servidores técnico-administrativos. Sem contar a comunidade externa que freqüenta os campi em busca de atendimento médico, odontológico e psicológico; assistência jurídica e social; bibliotecas; cinema, teatro, galerias de arte; atividades desportivas; cursos de idiomas, entre outros. É a socialização do conhecimento produzido na instituição e colocado à disposição da sociedade.

São 74 cursos de graduação, 42 programas de pós-graduação, com 42 cursos em nível de mestrado e 14 de doutorado. Além disso, a Ufes está integrada ao programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), e ao Projeto Pró-Licenciatura, idealizados e executados pelo Ministério da Educação. Atualmente oferece cinco cursos de licenciatura nas áreas de Física, Química, Artes Visuais e Educação Física, e bacharelado em Ciências Contábeis, totalizando três mil estudantes.

Mais informações: http://portal.ufes.br/


Fonte: http://portal.ufes.br/instituicao




Imagem: Lateral do Prédio IC-IV do Centro de Educação


O Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) tem como responsabilidade a formação dos profissionais da educação, em todos os níveis, bem como o desenvolvimento de projetos de pesquisa e de extensão universitária no campo educacional. 

Informações: http://www.ce.ufes.br/




O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, leitura e escrita do Espírito Santo (NEPALES), instância do Centro de Educação da Ufes, foi criado com o propósito de se constituir como lócus privilegiado para a realização de estudos e pesquisas sobre a cultura escrita e a leitura, suas formas de existência nas sociedades, em diferentes tempos e lugares, sua produção e transmissão, dentro e fora das instituições, suas relações com outras linguagens e tecnologias e os processos de constituição dos leitores e produtores de textos aptos a se inserirem na sociedade como cidadãos. O Núcleo tem sido responsável por projetos de extensão, mesas redondas, simpósios, ciclo de palestras, minicursos, cursos, pelo Fórum Permanente de Alfabetização, leitura e escrita do Espírito Santo (FOPAPLES) e pela organização de acervos arquivísticos/documentais e de levantamento e sistematização de fontes e dados que viabilizem a realização de investigações em nível de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, bem como a socialização dos conhecimentos produzidos nesses âmbitos e a construção de formas de intervenção na realidade educativa. O NEPALES foi aprovado pelo Conselho Departamental do Centro de Educação em dez de março de dois mil e seis e pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Ufes, por meio da Resolução Nº. 25/2006, em trinta de maio de dois mil e seis.





Informações: nepalesceufes@yahoo.com.br ou (27) 4009-2528