COMUNICAÇÕES 13 DE OUTUBRO DE 2011 – EDIFÍCIO IC-IV – CE |
SESSÃO 1 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Coordenador(a): Shenia D’Arc Venturim Cornélio (PPGE/UFES)
Local: Auditório do IC-IV
Alfabetização: percursos do formador do alfabetizador Maria Sílvia Bacila Winkeller (PUCPR) |
A compreensão leitora de professoras do ensino fundamental Ana Márcia Cardoso Ferreira (PPGE/CEDU/UFAL) |
As relações sons e letras, letras e sons a partir da análise de um livro didático de alfabetização Shenia D’Arc Venturim Cornélio (UFES/CE/PPGE/NEPALES/PMV/Rede de Ensino Doctum/Unices) |
Pró-letramento ou letramentos: a formação continuada de professores de leitura e escrita Elizabeth Orofino Lucio (PPGE/UFRJ/LEDUC) |
SESSÃO 2 – LEITURA E LITERATURA |
Coordenador(a): Cynthia Nunes Milanezi (PPGE/UFES – IFES)
Local: Sala 04 IC-IV
O trabalho com textos literários numa classe de alfabetização Clediluce Santana (PPGE/UFES) Mônica Cristina Medice da Costa (PPGE/UFES) |
Modos de ler em uma turma de primeira série Cynthia Nunes Milanezi (PPGE/UFES – IFES) Janaína Silva Costa Antunes (PPGE/UFES) |
Concebendo a leitura por meio de suas práticas Gisele Santos De Nadai (PPGE/UFES) |
A literatura na roda da educação infantil Luciana Domingos de Oliveira (PPGE/UFES) |
SESSÃO 3 – PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO I |
Coordenador(a): Kaira W. Couto Costa (UFES)
Local: Sala 05 IC-IV
Práticas de alfabetização em séries iniciais em duas escolas do ensino fundamental do município de Vitória Kaira W. Couto Costa (UFES) |
Os alunos e as práticas escolares de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental Elvira Cristina Martins Tassoni (PPGE/PUC Campinas) |
Como ocorre o processo de alfabetização dos alunos 1ºC de uma escola da rede municipal de Vitória Ana Cintia Alves Machado (CE/UFES) |
SESSÃO 4 – PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO II |
Coordenador(a): Dilza Côco (PPGE/UFES – IFES)
Local: Sala 06 IC-IV
Alfabetização e cadernos escolares: o que dizem sobre as práticas? Dilza Côco (PPGE/UFES – IFES) |
Práticas pedagógicas: desafios para os docentes na atualidade Eliete Aparecida Stens Baier (Faculdades Saberes) Daniela Bernardete Preato Clavero (Faculdades Saberes) Mara da Rocha Braga (Faculdade Saberes) |
As concepções de leitura presentificadas nas práticas de alfabetização de duas turmas do primeiro ano do ensino fundamental Eliane Cristina Freitas de Souza (PPGE/UFES) |
As condições de produção de texto escrito Ana Paula Bergamin Marcolino (UFES) Marcela Mariah Leite Silva (UFES) |
SESSÃO 5 – APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA |
Coordenador(a): Dania Monteiro Vieira Costa (PPGE/UFES)
Local: Sala 25 IC-IV
Conhecendo os níveis de conceitualização da escrita: propondo intervenções pontuais no processo de alfabetização Edeil Reis do Espírito Santo (UEFS) Lilian da Silva Teixeira (UEFS) |
A apropriação da linguagem escrita por crianças na fase inicial da alfabetização Dania Monteiro Vieira Costa (PPGE/UFES) |
A apropriação da linguagem escrita pela criança surda Ednalva Gutierrez Rodrigues (UFES) |
Capacidades linguísticas e a formação de leitores competentes Terezinha Toledo Melquiades de Melo (PPGE/UFJF) |
SESSÃO 6 – LINGUAGEM, DISCURSO E IDEOLOGIA |
Coordenador(a): Raniely do Nascimento Kiihl (UFES)
Local: Sala 20 IC-IV
Para você é importante que as crianças aprendam a ler e a escrever? Por quê? Eliane Cristina Freitas de Souza (UFES) Kaira Walbiane Couto Costa (UFES) Rosalina Tellis Gonçalves (UFES) |
Ter olhos para ver e ouvidos para ouvir: uma análise dos textos publicados pelo jornal A Tribuna no dia em que Vitória parou Robson Loureiro (UFES) Raniely do Nascimento Kiihl (UFES) |
Considerações sobre o discurso Juliana Contti Castro (PPGE/UFES) |
SESSÃO 7 – HISTÓRIA DO ENSINO DA LEITURA (EM REVISTA) |
Coordenador(a): Deane Monteiro Vieira Costa (PPGE/UFE)
Local: Sala 18 IC-IV
A campanha de educação de adolescentes e adultos e a atuação de Lourenço Filho (1947-1950): a arte da guerra Deane Monteiro Vieira Costa (PPGE/UFES) Gilda Cardoso de Araújo (PPGE/UFES) |
A divulgação dos objetos de leitura na Revista Ilustrada em 1876: alguns dados de pesquisa Luciane Moreira de Oliveira (Grupo de Pesquisa ALLE/FE/Unicamp) |
A história da alfabetização de crianças no Espírito Santo (1950) Dulcinéa Campos (NEPALES/PPGE/UFES) |
SESSÃO 8 – INFÂNCIA E LINGUAGENS |
Coordenador(a): Emilene Coco dos Santos (PPGE/UFES)
Local: Sala 07 IC-IV
Educação bilíngue: a apropriação da Libras pela criança surda no contexto inclusivo Diolira Maria Côrtes (PPGE/UFES) |
Autismo: a alfabetização na perspectiva inclusiva Emilene Coco dos Santos (PPGE/UFES) |
Dificuldades de aprendizagem na ortografia da língua portuguesa no ensino fundamental Gianni Marcela Ferreira Boechard (UFES) |
SESSÃO 9 – PROPOSTAS/MÉTODOS E LIVROS DIDÁTICOS |
Coordenador(a): Joselma de Souza Mendes Rizzo (PPGE/UFES)
Local: Sala 08 IC-IV
O vitalismo do método fônico Rosalina Tellis Gonçalves (UFES) |
Alfabetização e conceitos afins: o ensino da língua materna como possibilidade de reflexão sobre a realidade Joselma de Souza Mendes Rizzo (PPGE/UFES) Regina Godinho (PPGE/UFES) |
As propostas de alfabetização elaboradas pelo MEC Bianca Rodrigues de Melo (UFES) |
Letramento no livro didático: um olhar a partir das propostas de produção textual Juliana Clara Pinton (PPGE/UFJF) Kamila Reginaldo Costa (PPGE/UFSJ) |
SESSÃO 10 – PROPOSTAS/MÉTODOS E LIVROS DIDÁTICOS |
Coordenador(a): Fabricia Pereira de Oliveira Dias (PPGE/UFES – CAPES)
Local: Sala 09 IC-IV
Escolha do livro didático de alfabetização: analisando a proposta do livro Porta Aberta Elis Beatriz de Lima Falcão (PMS) |
Concepção de sujeito nas propostas de interpretação de textos Fabricia Pereira de Oliveira Dias (PPGE/UFES) |
Abordagens da leitura, da literatura e dos materiais didáticos na formação docente inicial Adriana Falqueto Lemos (UFES) Anna Catharina Izoton Mariano (UFES) Sérgio Alves de Novais (UFES) |
As propostas de alfabetização infantil no município de Vitória, ES (Década de 1990) Rosângela Pires Lima dos Anjos (UFES) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário